O transporte aéreo de cargas no Brasil é considerado um dos mais estratégicos, dado que suas características propiciam uma logística mais segura e adequada para o envio de determinadas mercadorias. Ainda mais quando essas exigem agilidade e urgência em suas entregas, sendo estes os principais benefícios das operações de cargas por via aérea.
Contudo, mesmo com essas peculiaridades, este modal ainda possui pouca expressividade, principalmente quando comparado com o rodoviário. Além disso, o seu transporte estabelece regras e certas exigências fundamentais que visam a sua maior eficiência. No entanto, mesmo que ainda não possua intensa popularidade, acredita-se que esta realidade mude nos próximos anos e haja aumento considerável nas operações de transporte de cargas realizadas por meio do modal aéreo.
Diante disso, para entender mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos sobre o transporte aéreo de cargas no Brasil, suas características e aplicações.
O cenário atual do transporte aéreo de cargas no Brasil
Mesmo com a pouca expressividade, conforme mencionado anteriormente, o transporte aéreo de cargas no Brasil vem crescendo fortemente nos últimos anos. Isso porque, o Brasil é um país com dimensões continentais e diferenças regionais industriais significativas, o que torna necessário dispor de uma logística mais ágil e segura, como é o caso do transporte aéreo.
Ademais, este modal permite a conexão da indústria nacional com o restante do mundo, o que auxilia na expansão do comércio exterior. Além do que, esta é uma forma importante de gerar mais emprego e assim contribuir no aumento do PIB do país.
Vale ressaltar ainda, que o transporte aéreo é a principal maneira de agilizar a distribuição de vacinas pelo país. E ficou mais clara a sua importância para esta atividade, por causa da pandemia do coronavírus. Onde foi preciso organizar uma logística estratégica, visando as entregas deste material à toda população com rapidez, mas sem esquecer de garantir a sua integridade.
As especificidades do transporte aéreo de cargas
De modo geral, no transporte aéreo de cargas, são exigidos cuidados especiais e certas medidas de segurança. Exemplo disso, é a etiquetagem, onde carga/mercadoria precisam dispor de identificação com o remetente/destinatário e avisos como “frágil”, “vidro”, “transportar na horizontal”, “empilhar no máximo x volumes”, entre outros. Sendo assim, a partir dessas práticas evitam-se ao máximo a possibilidade de avarias, extravios e violações de embalagens.
A segurança é um fator de preocupação constante para quem atua com modal aéreo. Por isso, a maioria dos transportadores oferecem serviços de atendimento ao consumidor e sistema de rastreamento de cargas.
Logo, com todas essas especificidades, diminui bastante as chances de avarias dos produtos transportados, já que o manuseio da carga é realizado na maioria das vezes mecanicamente. Por consequência, há uma redução nas possibilidades de erros humanos, sem falar do armazenamento no próprio aeroporto no modelo just in time.
Acessibilidade em áreas remotas
Entre as soluções proporcionadas pelo modal aéreo, o alcance das áreas mais distintas e remotas é uma característica notável desta atividade. Em razão de que, no Brasil há uma grande extensão territorial, porém, alguns lugares são de difícil acesso. Devido a isso, para melhor atender essas regiões, é necessário que as aeronaves tenham capacidade de adaptabilidade, considerando o fato de que existem longos trajetos.
Neste contexto, é possível reconfigurar os espaços internos de armazenamento de cargas no intuito de acomodar cada mercadoria dentro das particularidades necessárias.
O agenciamento é outra solução interessante muito utilizada, já que além de economizar, a chance de realizar entregas durante as viagens, gera mais lucratividade, agilizando as entregas ao consumidor final. Pois, ainda nestes casos, facilita a definição de rotas mais curtas.
Quais são os tipos de cargas recomendadas para o transporte aéreo?
Existem alguns tipos de cargas em que a recomendação do seu transporte é, que o mesmo seja feito por meio do modal aéreo. Tais como:
Cargas urgentes
O transporte emergencial de cargas em longas distâncias, são demandas que necessitam da logística por via aérea. Visto que, as encomendas chegarão em seu destino com maior rapidez, segurança e ainda, tendo o devido acompanhamento no aeroporto. Com isso, são exemplo de cargas urgentes:
- Alimentos perecíveis;
- Medicamentos;
- Cargas resfriadas (carnes);
- Equipamentos médicos;
- Peças de reposição com prazo determinado;
- Itens para reposição e feira.
Cargas Valiosas
Trata-se de mercadorias que exigem agilidade e segurança quando são transportadas. Em função disso, o modal aéreo é o mais recomendado. Veja alguns exemplos de cargas valiosas:
- Ferramentas de precisão;
- Obra de arte e objetos valiosos de coleções;
- Pedras preciosas, artefatos de alto valor agregado, metais e jóias preciosas;
- Equipamentos e componentes eletrônicos de alta tecnologia.
Cargas restritas
Além da existência de agilidade nas entregas, a carga restrita carece de cuidados no manuseio, e por isso, são transportados por via aérea. As principais cargas deste tipo são:
- Isótopos radioactivos;
- Produtos inflamáveis;
- Produtos explosivos;
- Produtos químicos de uso controlado.
Os custos deste tipo de operação logística
Apesar de todos os benefícios proporcionados pela operação aérea de cargas, existem alguns revés, os quais impedem a popularidade deste tipo de transporte, os quais se referem especificamente aos custos. Dessa forma, manter essa operação para muitas empresas é caro, devido aos custos com manutenção de frotas, insumos, peças danificadas e desgastadas. Já que parte desses custos são repassados aos contratantes dos serviços, tornando as operações um pouco mais onerosas.
Dessa maneira, entende-se que o transporte aéreo de cargas no Brasil, cada vez mais vem crescendo e ganhando espaço no país. Por isso, tem sido crucial por parte dos clientes uma análise minuciosa sobre qual o melhor modal para atender adequadamente suas demandas. Posto isso, esta análise é realizada a partir de questões como os custos, benefícios e urgência, os quais serão observados para determinar a melhor solução nas entregas e recebimentos das cargas.
E a MCR logística, é especialista no transporte aéreo de cargas urgentes, juntamente com nossos parceiros, garantimos operações objetivas, entregas eficientes, rápidas e seguras.