De modo geral, a logística integrada tem se tornado uma estratégia importante para as empresas do setor, pois a sua implementação proporciona serviços mais qualificados e com menor custo. Neste sentido, é primordial que todos os envolvidos concentrem-se no mesmo objetivo, a fim de assegurar que as entregas sejam realizadas na data estimada e o armazenamento seja feito corretamente. Além do que, os estoques precisam dispor de quantidades ideais de cada produto, tendo como base os dados estatísticos de venda. A partir disso, propicia um gerenciamento mais eficaz de todas as atividades que estão relacionadas ao processo do fluxo logístico.
Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, entenda o papel da logística integrada e porque é importante. Confira!
O que é logística integrada?
A logística integrada nada mais é do que, permitir que a empresa tenha maior controle e a visão completa de suas operações, desde a coleta, armazenamento, transporte e entrega das mercadorias. Ou seja, sendo mais específico, é a possibilidade de conectar todos setores e ao mesmo tempo acompanhar todo processo desde o momento da coleta das remessas com fornecedores, até a entrega no destino final ao cliente/consumidor.
Entretanto, a finalidade da logística integrada vai além disso, já que também é possível corrigir em tempo hábil os problemas que ocasionam paradas de produção ou atrasos nas entregas, por exemplo. Devido a isso, favorece a disponibilização de informações precisas sobre as condições dos seus fornecedores, do estoque, transporte e entre outros.
Áreas da logística integrada
A aplicação desse conceito tem como prioridade entender quais os aspectos que atuará dentro da organização, para que então depois possa aplicá-la devidamente. Dessa maneira, as atividades logísticas são geralmente separadas em três grupos:
Logística Inbound – Trata-se do fluxo de entrada das mercadorias, onde ocorre a relação entre fornecedores e transportadoras, no qual é realizada atividades como recebimento, descarga e armazenagem.
Logística Industrial – Compreende toda movimentação interna dessa mercadoria, como abastecimento da linha de produção, além do controle do fluxo interno e dos estoques.
Logística Outbound – Refere-se ao fluxo de saída dos produtos acabados, a separação do material, a contratação da transportadora e o planejamento de rotas. Isso significa dizer que, essa parte envolve toda fase de distribuição, até que a mercadoria chegue ao seu destinatário final.
Qual a importância da logística integrada nos processos logísticos?
Primordialmente, a logística integrada auxilia na implementação da transformação digital nos processos internos. Dado que, o consumidor do mercado atual é mais exigente, necessitando então de entregas com maior qualidade, agilidade e eficiência. Por isso, este método auxilia as empresas a se preparem adequadamente para o aumento sazonal da procura pelos seus serviços.
Com isso, as transportadoras que aplicam a logística integrada demonstram aos clientes que o respeitam e que se preocupam em melhor atendê-los. Por conseguinte, isso gera maior valor à marca perante o seu público-alvo.
Neste contexto, há estudos que comprovam a importância dessa logística. Pois, segundo dados apresentados em um artigo do portal Terra, 74% dos consumidores são fiéis às marcas que mantêm um bom relacionamento e oferecem excelente atendimento para eles.
Ainda também, este conceito beneficia a equipe de colaboradores da empresa, uma vez que começam a trabalhar com os recursos tecnológicos. Por consequência, há um aumento da produtividade e redução da produção manual. Em função disso, os esforços são concentrados em demandas mais estratégicas, no planejamento de projetos e no desenvolvimento de inovações.
Como aplicar a logística integrada?
Para assegurar processos otimizados é necessário investir primeiramente em comunicação interna de qualidade. Sendo assim, o fluxo de informações das atividades e dos setores, precisam ser feitos constantemente, bem como de forma clara e objetiva, a fim de que a empresa consiga analisar os dados em tempo real.
Desse modo, a logística integrada é dividida em três principais áreas, às quais se tratam:
- Administração de materiais: etapa que abrange desde a captação e matérias-primas até a fabricação. Neste caso, os departamentos que fazem parte desse processo são as áreas de negociação, aquisição, além do contato com fornecedores, transportes, controle de qualidade e armazenamento.
- Movimentação de materiais: refere-se ao transporte de insumos que garantem o abastecimento eficiente da linha de produção e transporte de materiais em processamento.
- Distribuição: última etapa, o qual leva o produto final até seus pontos de distribuição ou venda, com qualidade, agilidade e ótimo custo-benefício.
Os principais benefícios dessa logística
Nota-se que a logística integrada apresenta um papel fundamental para que as empresas do setor possam crescer, otimizar seus processos e alcançar seus os objetivos. Por esse motivo, destaca-se como os principais benefícios dessa logística:
- Controle do fluxo dos produtos e processos;
- Organização dos processos;
- Aumento na agilidade dos processos e na produtividade;
- Redução de custos;
- Minimização dos erros;
- Aumento na lucratividade.
Neste cenário, entender os processos logísticos é uma das maiores estratégias de negócio. Visto que, o perfil dos clientes mudam constantemente e por isso, as empresas que adotam a logística integrada obtêm vantagem competitiva e melhoria contínua das operações, onde consequentemente, alcançam a excelência operacional e o aumento no nível da satisfação dos clientes.
Diante disso, as empresas que integram seus processos, entregam ótimos resultados e serviços de qualidade aos seus clientes. Além do mais, garantem que os colaboradores internos sejam mais produtivos e engajados, o que resulta no fortalecimento da marca perante a concorrência. Logo, a logística integrada facilita na maior atração dos consumidores, fornecedores e parceiros.
A MCR é uma empresa de logística integrada, que nasceu em 2002, com o principal objetivo de aplicar em nosso setor, a mesma qualidade e comprometimento com performance e cuidados que se via na Europa.