É de conhecimento geral que o frete aéreo é o modal mais rápido que existe, no entanto, nenhuma empresa, nem mesmo aquelas que carecem de boas práticas de abastecimento, estão imunes aos imprevistos.
Dessa forma, as situações de urgência e bem como inesperadas podem ocorrer a qualquer momento e comprometem o andamento adequado da cadeia logística ou até mesmo pode parar uma linha de produção inteira, gerando problemas e prejuízos.
Neste sentido, uma forma de solucionar essas possíveis situações é por meio de operações de transporte expresso, como passageiros a bordo, modalidade que realiza a entrega de forma rápida e segura.
Diante disso, a fim de compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a operação MCR passageiros a bordo. Confira:
Afinal, como funciona o serviço de passageiro a bordo?
Geralmente, a maior parte das operações de cargas aéreas, ou frete aéreo, são realizadas com o uso de aviões comerciais, que transportam especialmente passageiros comuns. Desse modo, a maioria das companhias aéreas priorizam esse tipo de serviço, em detrimento do serviço de frete.
Logo, por conta disso, faz necessária a presença de especialistas em fretes urgentes que desenvolvam soluções mais arrojadas e complexas.
Com isso, entende-se que o serviço de Passageiro a Bordo foi criado com o objetivo de atender as demandas que possuem extrema urgência.
Por essa razão, quando posto em prática, ela ocorre em questão de horas, onde um operador treinado embarca pessoalmente com a carga e entrega em mãos ao destinatário. Assim, a carga flui rapidamente do remetente ao destinatário, sem interferências, de forma rápida e segura.
Características do serviço de Passageiro a Bordo
Dentre as características da operação Passageiro a Bordo no transporte de cargas, é que a mesma propicia a eliminação de obstáculos, considerados “normais” durante o transporte, tais como:
Corte de carga
Para quem ainda não sabe, a lei obriga que os voos priorizem os passageiros, por isso, se houver um excesso de cargas nos aviões, haverá um corte de carga. Assim sendo, esse processo refere-se a limitar o espaço físico da aeronave para as bagagens dos passageiros. Posto isso, com o serviço de frete Passageiro a Bordo, isso não ocorre, assegurando o embarque.
Liberação de carga
De maneira geral, todo processo de transporte aéreo, ou não, se submete às fiscalizações e outros embaraços burocráticos. No caso específico do serviço Passageiro a Bordo, esses processos são diminuídos e outros até mesmo eliminados.
Flexibilidade
Outra importante característica desse serviço é que ele é bem flexível. Em razão disso, quando feito por um especialista em frete aéreo, o mesmo saberá analisar a malha aérea disponível e projetar a melhor rota.
Só para ilustrar, a escala em determinado aeroporto, e em seguida, uma troca de voo, pode ser considerada uma rota mais rápida. Isso porque, faria com que o tempo de transporte (transit time), mesmo com escala, fosse a solução mais rápida, ou mesmo mais econômica, dependendo da situação.
Comunicação instantânea
Neste caso, com um operador logístico a bordo, a comunicação durante toda a operação é instantânea. Dessa maneira, possibilita informações em tempo real, facilitando a preparação da chegada da carga com precisão. Além disso, máquinas ou profissionais são preparados com antecedência, pois terão a certeza da hora da entrega.
Quando esse tipo de serviço é contratado?
A saber, existem situações, as quais tornam a operação de passageiros a bordo mais adequada, sobretudo, quando se trata de ocasiões de extrema urgência. Devido a isso, entre as principais situações podemos destacar:
- Prevenir ou suprir paradas em linhas de produção;
- Repor algum tipo de estoque com urgência;
- Realizar manutenção corretiva de uma máquina;
- Abastecer ou reabastecer altas demandas do comércio, principalmente em períodos de sazonalidade;
- Possibilitar lançamentos urgentes ou perecíveis num PDV (ponto de venda);
- Em marketing promocional, isto é, algum evento, quando os prejuízos são considerados altos.
Portanto, nota-se que ao considerar o transporte aéreo de cargas com passageiros a bordo, é fundamental seguir as regulamentações e garantir que as operações sejam realizadas com segurança, agilidade e eficiência para atender às demandas específicas urgentes.
A MCR Logística possui o serviço de passageiros a bordo, opção extremamente expressa, onde o colaborador embarca junto a mercadoria, em voo de passageiro, visando o menor espaço de tempo possível entre a retirada do produto e a chegada ao destino.