BLOG da MCR Logística

 A importância do estoque avançado e como ele gera economia e velocidade

Friday, 26 April 2024

Com o mercado logístico cada vez mais inconstante, a agilidade e eficiência em processos como a gestão de estoque, por exemplo, tem se tornado fundamental. Dessa forma, uma importante estratégia neste sentido, é o estoque avançado, onde os produtos são armazenados em locais próximos aos clientes, em vez de centralizadamente em um único depósito. Logo, esta é considerada uma prática dinâmica e inovadora que modifica a maneira como as empresas gerenciam suas mercadorias e bem como as entregas. 

Em razão disso, essa estratégia geralmente oferece vantagens significativas, sobretudo com relação à economia e velocidade, que podem ser fatores cruciais para o sucesso de um negócio.

Posto isso, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância do estoque avançado e como ele gera economia e velocidade. Confira:

O que é estoque avançado?

O estoque avançado não trata-se apenas de uma armazenagem simples, pois seu conceito aborda a otimização e disponibilidade de produtos, além de reduzir os custos e proporcionar maior satisfação dos clientes. Assim sendo, perm/ite às empresas antecipar-se às demandas, além de aperfeiçoar a cadeia de suprimentos.

Neste contexto, o estoque avançado é uma estratégia logística na qual os produtos são armazenados em locais próximos aos clientes finais, em vez de serem mantidos centralizados em um único lugar. Desse modo, os produtos são distribuídos em diversos pontos estratégicos geograficamente e, por consequência, as empresas estarão mais próximas dos seus consumidores.

De modo geral, a ideia por trás do estoque avançado é minimizar o tempo de entrega e os custos associados ao transporte, ao mesmo tempo em que se aumenta a disponibilidade dos produtos. Sendo que, isso é possível por meio da distribuição dos produtos em depósitos ou armazéns localizados em regiões próximas aos principais mercados ou áreas de consumo.

E como funciona o estoque avançado na prática?

Primordialmente, no estoque avançado, uma empresa pode optar por ter vários depósitos menores localizados em diferentes áreas urbanas ou regiões metropolitanas. Com isso, a empresa atende aos pedidos dos clientes de maneira mais rápida e eficiente, diminuindo os tempos de trânsito e os custos de transporte.

Sendo assim, isso pode ser feito por meio de aluguéis de espaços de armazenagem em áreas estratégicas, como centros de distribuição urbanos, salas comerciais, compartimentos em self storage e dark stores. 

Além do mais, alguns optam por terceirizar o armazenamento e a gestão do estoque com empresas especializadas. Posto que, uma outra empresa contratada passará a gerir não somente o armazenamento, assim como as demais atividades logísticas relacionadas, como o fulfillment e last mile.

Vale ressaltar que, os sistemas de estoque avançado, podem ter seus processos aperfeiçoados a partir da implementação de tecnologias como identificação por radiofrequência (RFID), automação e análise de dados em tempo real. Com essa junção, propicia maior visibilidade dos processos, evitando excesso ou falta de produtos.

Vantagens do estoque avançado

Conforme mencionado, o estoque avançado pode oferecer diversas vantagens, sendo as principais a economia e a velocidade. 

Em virtude que, com o estoque dividido em locais estratégicos, certamente diminui os custos do transporte, pois os itens estão mais próximos dos clientes. Assim, reduz não apenas os custos relacionados ao frete, como também no que diz respeito ao tempo de entrega.

Neste sentido, a proximidade com estoque também permite entregas mais rápidas e eficientes, uma vez que minimiza o tempo necessário para entrega. Isso é considerado especialmente importante, por conta dos consumidores que exigem entregas cada vez mais rápidas. 

Lembrando que, ao distribuir o estoque em diversas localidades, as empresas podem assegurar maior disponibilidade de produtos para seus clientes. Com base nisso, reduz os riscos de falta de estoque e aumenta a satisfação do cliente, visto que, os produtos estarão disponíveis quando forem necessários.

Redução de custos de armazenamento

Embora possa parecer contra intuitivo à primeira vista, o estoque avançado, na verdade, diminui os custos de armazenamento. Isso ocorre devido aos estoques serem mantidos em locais menores e mais próximos dos clientes, além de reduzir os custos associados ao armazenamento em comparação com um grande depósito centralizado.

Melhor gerenciamento de estoque

Ao distribuir o estoque em vários locais, as empresas podem melhorar significativamente o gerenciamento de estoque, minimizando o risco de excesso ou escassez de estoque. Devido a isso, promove a melhor utilização dos recursos e redução de custos associados a estoques obsoletos ou perdidos, por exemplo. 

Portanto, o estoque avançado refere-se basicamente a uma estratégia eficaz que gera mais economia e velocidade para as empresas. Isso porque, ao distribuir as mercadorias em locais próximos aos clientes, viabiliza custos de transporte mais acessíveis e garante a  otimização no tempo de entrega. Logo, entende-se que esses benefícios podem contribuir consideravelmente para o sucesso e o crescimento de um negócio.

Dúvidas?
Entre em contato conosco