Dispor de soluções personalizadas nas atividades logísticas é uma estratégia eficiente para se destacar no mercado e sair à frente da concorrência, além disso auxilia diretamente na fidelização dos clientes e bem como melhora o relacionamento com os mesmos.
Desse modo, de acordo com a Agência Nacional de Transportes existem mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas, somando por volta de quase 2 milhões de veículos. Por essa razão, buscar estratégias para se destacar nos setor é imprescindível.
Neste contexto, os investimentos em tecnologia, estrutura e profissionais qualificados propicia o maior desenvolvimento de diferencial competitivo. E quando alinhados com serviços personalizados aumenta as chances de sucesso dos objetivos do negócios.
Sendo assim, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como as soluções personalizadas garantem maior eficiência nos serviços logísticos. Confira:
Afinal, o que é solução personalizada?
Trata-se especificamente da busca de desenvolvimento por estratégias no que diz respeito a entrega dos serviços de maneira que o cliente se sinta único e especial e não somente mais um.
Dado que, os clientes estão cada vez mais informados e sendo que a maioria, não se contenta apenas com serviços simples e padronizados. Eles querem uma solução que garanta a experiência desejada, levando em conta suas necessidades, desejos e valores. Isso significa dizer que a solução personalizada nada mais é do que atender todos esses requisitos.
Como realizar uma logística com soluções personalizadas?
Para que seja oferecido o serviço com a cara do cliente, considerando suas características e especificidades, é necessário conhecê-lo verdadeiramente. Isso porque, só conhecendo todos os detalhes minuciosamente de cada cliente e suas aspirações, torna-se possível oferecer soluções de acordo com suas necessidades. Dessa forma, alguns aspectos podem ser observados:
Invista em equipe qualificada
No desenvolvimento da personalização dos serviços logísticos, é preciso contar com uma equipe qualificada, a fim de que obtenham as informações necessárias e ao mesmo tempo tenham sensibilidade e profissionalismo.
Implemente multicanais
É de suma importância a implementação de diversos canais, porém, isso requer consistência entre todos. Lembre-se que uma personalização eficiente é aquela com fácil acesso entre todas as partes envolvidas.
Solicite feedback
Ouvir os clientes é fator crucial para personalizar as soluções de maneira assertiva. A partir disso, entenderá melhor suas expectativas, o que leva a sua satisfação, suas opiniões e pontos que podem ser melhorados, com intuito de que consiga disponibilizar soluções sob medida para os clientes.
Acompanhe o cliente
Essa é uma forma de descobrir o que o cliente pensa, sem que seja necessário questionamentos por meio de pesquisas. Em virtude disso, proporciona o melhor atendimento, já que esse monitoramento, mesmo que complexo, analisa-se um grande volume de dados, os quais obtêm maior conhecimento das expectativas dos clientes.
Vantagens da personalização dos serviços logísticos
Certamente há diversos benefícios ao personalizar os serviços logísticos, os quais garantem maior eficiência e geram novos negócios. Assim, entre os principais benefícios podemos destacar:
Maior assertividade
Um serviço personalizado possibilita maior assertividade, visto que evita o desperdício de recursos, ainda mais que os esforços são geralmente empregados naquilo que realmente precisa.
Melhora o relacionamento com o cliente
Em uma atividade personalizada precisa necessariamente que se conheça muito bem o cliente e esse processo consequentemente assegura maior aproximação do cliente com a empresa. Além do que, uma solução personalizada exige maior toque humano e familiar em todas as interações.
Fidelização dos clientes
A fidelização dos clientes é a principal finalidade de qualquer negócio, e na logística não é diferente. Os clientes recorrem com maior frequência a serviços que os atendam de maneira única, entendendo que este serviço agrega valor.
Portanto, percebe-se que as soluções personalizadas são fundamentais principalmente para se destacar e garantir diferencial competitivo, já que elevam o nível de conhecimento em relação ao cliente e a partir dos serviços exclusivos os fidelizam.