Atualmente a tecnologia está presente em todos os lugares e não é diferente no setor logístico. Isso porque, as ferramentas tecnológicas são consideradas fundamentais para que as operações sejam realizadas com eficiência nas ações e, assim, manter as empresas cada vez mais competitivas.
Desse modo, os principais objetivos da logística consiste em realizar entregas do produto certo, no menor espaço de tempo possível e com o mínimo de custo. Logo, para que isso seja alcançado com efetividade, o uso da tecnologia é primordial, uma vez que os processos se tornam mais fáceis, ágeis e eficientes.
Neste contexto, tem-se, por exemplo, a possibilidade de rastreamento de cargas em tempo real, o qual otimiza rotas, diminui os prazos de entrega e ainda reduz os custos.
Posto isso, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como a tecnologia otimiza as operações logísticas. Confira:
Agiliza os processos e as entregas
Um dos pontos benéficos da implementação de tecnologia nas operações logísticas é lidar com grandes volumes de dados. Além do mais, aumenta a agilidade nos processos e nas entregas.
Só para ilustrar, quando comparado as rotas a serem percorridas, é possível escolher aquela considerada mais vantajosa, sobretudo em termos de velocidade, segurança e bem como de custos.
Otimiza o uso de combustível
Nas operações logísticas, o monitoramento de dados e a inteligência artificial (IA), são recursos que se destacam na otimização das atividades, levando em consideração fatores dinâmicos, como comportamento de condução, tráfego, saúde do veículo e eventos inesperados.
Sendo assim, com algoritmos inteligentes, a tecnologia propicia insights que permitem monitorar e reduzir o consumo de combustível, economizando não apenas recursos, mas também assegurando mais eficiência visando atender as expectativas dos clientes.
Previne adversidades
O uso de IA na gestão de frotas é uma poderosa ferramenta, especialmente quando se trata de antecipar as possíveis falhas mecânicas antes que causem paradas inesperadas. Neste sentido, isso ocorre por conta dos dispositivos de telemetria que monitoram em tempo real o estado dos veículos. Logo, a IA, por sua vez, analisa esses dados e avisa sobre possíveis panes.
Por essa razão, ao identificar padrões que podem indicar eventuais problemas, a equipe preditiva consegue agir de forma proativa. A partir disso, evita interrupções nas operações e prejuízos na performance do serviço contratado.
Automatiza os Processos
A automação de processos logísticos, geralmente ocorre por meio de robótica e sistemas automatizados. Dessa forma, é possível acelerar tarefas repetitivas, minimizar erros e bem como aumentar a eficiência operacional. Dado isso, inclui a automação em armazéns, processamento de pedidos e até mesmo em algumas atividades de transporte.
Segurança inteligente
De maneira geral, sistemas de monitoramento de frotas permitem identificar padrões de direção arriscados, detectar sinais de fadiga dos motoristas e até mesmo prever potenciais acidentes.
Além disso, os recursos avançados de telemetria e big data atuam como guardiões constantes ao antecipar situações perigosas, gerando alertas a fim de evitar acidentes, consequentemente tornando as estradas mais seguras.
Maior proximidade entre clientes e empresa
Uma ferramenta tecnológica bastante usada atualmente é a CRM (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), que auxilia as empresas a entender melhor os seus clientes, por meio de dados consistentes que propiciam atendimento personalizado, com objetivo direcionado às necessidades específicas de cada cliente.
Assim também, um CRM é comumente utilizado no que concerne a obtenção de informações sobre a opinião dos consumidores e, em relação ao serviço prestado pela empresa de logística. Em razão disso, é possível minimizar ou até mesmo sanar possíveis falhas referentes ao atendimento.
Integração
A concorrência de mercado, velocidade e complexidade das operações, inclusive regulatória, normalmente exigem e muito, dos gestores. Assim sendo, a pressão por melhor desempenho operacional e visibilidade em toda a cadeia de abastecimento logicamente é grande e, devido a isso, com a tecnologia possibilita aos prestadores de serviços de logística simplificar o fluxo de trabalho, integrar seus sistemas com o de seus clientes, além de acesso a informações específicas sobre a cadeia de abastecimento, que vão além das noções convencionais de visibilidade, por isso, vai além de meras estratégias.
Integração Sistêmica
A integração sistêmica entre operadores logísticos (transportadores) e clientes pode proporcionar enormes ganhos de segurança e velocidade de informações no processo logístico. Em virtude que, a automação na troca de informações entre o operador logístico e o cliente reduz a dependência de processos manuais e minimiza erros decorrentes de entradas manuais e possibilita uma comunicação mais eficiente e direta entre as partes envolvidas.
Além do mais, com alertas automáticos e notificações em tempo real, tanto o operador logístico quanto o cliente podem responder rapidamente a problemas potenciais, como atrasos, danos ou desvios, minimizando impactos negativos.
Portanto, nota-se que a implementação eficaz dessas tecnologias pode levar a uma cadeia de suprimentos mais ágil, com redução de custos, melhoria na precisão e no atendimento ao cliente, além de uma maior capacidade de adaptação às mudanças nas demandas do mercado.